All for Joomla All for Webmasters

Sem culpa de colocar cedo na creche

Colocar o filho muito cedo na creche dá uma dor no coração para a maioria de nós. Mas é necessário e vai ser bom pra ele.

21 Dez · Studio da Criança

Os perigos do estresse na infância

Estresse não é só coisa de adulto. Um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, sugere que experiências estressantes na primeira infância podem ter impacto de longa duração na saúde das crianças. A explicação estaria no sistema imunológico que não está totalmente predefinido no nascimento. Segundo Chris Coe, um dos pesquisadores e professor de psicologia, o sistema se desenvolve de acordo com o ambiente em que a criança vive e como é criada.

 

“O estresse da criança atinge sua saúde e ela fica mais predisposta a ter infecções, além de dor abdominal, cefaleia, tensão muscular, náuseas e problemas para dormir”, explica Márcia Sanae Kodaira, pediatra do Hospital Santa Catarina (SP). Mas não se pode generalizar. “Não podemos dizer que todas as crianças cujos pais se separam terão uma bronquite, por exemplo. Mas há casos daquelas que são internadas por pneumonia ou algum outro problema e ao levantar o seu histórico encontramos algum evento que gerou estresse e serviu como gatilho para a doença”, afirma Rita Callegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP).

 

Para se ter uma ideia de como o ambiente em que a criança vive influencia em sua vida, até aquela cólica que aparece no bebê em seus primeiros meses já pode sugerir algo além da imaturidade de seu organismo. “Pais estressados geram bebês irritados”, diz Márcia. Segundo a psicóloga, nos primeiros 5 anos de idade, a criança capta tudo o que a cerca. São anos preciosos na formação do seu caráter e personalidade. Se esse período for marcado por eventos negativos o tempo todo haverá prejuízos para a sua formação.

 

Na medida certa

 

Acalme-se. Não é qualquer situação que pode prejudicar seu filho. “A pequena frustração só vai fortalecer a criança, fazer com que ela cresça. O que é ruim é o estresse constante”, diz Márcia. Exemplos típicos são o excesso de atividades extracurriculares, cobrança exagerada dos pais, brigas constantes de família em casa. Esses eventos afetam não somente as defesas do organismo, mas também o seu comportamento, tornando-a agressiva e irritada.

 

Fonte: Revista Crescer

 

STUDIO DA CRIANÇA

Engajados no desenvolvimento infantil das habilidades e competências por faixa etária cercado de todo cuidado e carinho e experiência.

    

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

CONTATO



×
Olá 👋
Para nos enviar uma mensagem, basta clicar no ícone do whatsapp ⬇