All for Joomla All for Webmasters

Será que faz diferença ler pro meu filho?

A partir de quantos anos eu devo começar a criar um hábito de leitura para ele?

7 Fev · Studio da Criança

Livros: A importância da leitura na formação da criança.

Não é mistério para os pais a facilidade que as crianças apresentam para adquirir conhecimento. Pesquisas comprovam que por volta dos três anos de idade o cérebro se desenvolve em um ritmo bastante acelerado, sendo crucial, a partir dessa idade, todas as atividades que os praticam diariamente com os filhos. Segundo a 4° edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em 2016, 44% da população brasileira não lê livros e para 67% dos entrevistados, não houve uma pessoa que incentivasse a leitura ao longo da sua vida. De acordo com outro estudo, publicado em 2011, apenas metade dos pais com crianças entre dois e oito anos lê diariamente para elas. Mas analisando todos os esses dados você pode estar se perguntando “Será que faz diferença ler para o meu filho?” ou “A partir de quantos anos eu devo começar a criar um hábito de leitura para ele?”. A gente garante que ao terminar de ler essa matéria você terá resposta para essas perguntas.

 

A importância de ler para a criança

 

Segundo o relatório Becoming a Nation of Readers “Ler para os filhos, especialmente nos anos pré-escolares, é a atividade mais importante para suprir-lhes o conhecimento necessário que fará deles bons leitores”.

 

Criar um ambiente para ler um livro em voz alta para a criança vai gerar uma sensação de prazer, associando a leitura aos bons momentos, além de entender desde bem cedo que as letras impressas correspondem as palavras faladas.

 

O estímulo a imaginação é outro fator importantíssimo que a leitura proporciona. Através de um livro você apresenta ao seu filho diversas oportunidades de conhecer histórias e personagem com características extremamente diversas. Tudo isso deve ser estimulado de forma que não pressione a criança, deixando-o à vontade para a perca de atenção em alguns momentos. Se houver dias em que ele está muito inquieto, o ideal é abreviar esse momento de leitura para não causar a sensação de desconforto com a atividade.

 

É normal encontrar dificuldades para exercer seu papel como formadores de futuros leitores, mas não é algo difícil, pelo contrário, é uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento com o seu filho. O primeiro passo consiste em escolher uma literatura compatível com a faixa etária da criança. A partir disso você irá possibilitar o acesso aos mais diferenciados tipos de texto, estimulando a imaginação do pequeno com uma série de artifícios como por exemplo, ler para ele com entonação adequada.

 

Gerando um hábito de leitura

 

Mas quando começar a fazer isso? Pesquisas falam sobre a importância de estímulos sonoros para o bebê desde a barriga, de modo que a sua própria leitura cotidiana já traz boas vibrações ao feto. Depois do nascimento, é importante dar prosseguimento à atividade, pois apesar de a criança ainda não compreender o significado das palavras, elas servem como estímulo para o desenvolvimento.

 

Dos 4 meses aos 2 anos de idade, a leitura pode ser associada a estímulos visuais, como figuras coloridas.  O ideal é que eles tenham diferentes texturas, cores e até cheiros, que são um ótimo estímulo às funções sensoriais.

 

Dos 3 aos 5 anos. Nessa idade eles ainda não sabem ler bem, então é importante livros com ilustrações, frases simples e sonoras. É ideal que tenha palavras novas e com linguagem compreensível. Hoje em dia é possível encontrar vários livros com formatos interativos que são perfeitos para essa idade.

 

Dos 6 aos 12 anos, nessa fase a leitura pede histórias mais complexas do ponto de vista de enredo, personagens e temas. Nesse momento é possível que seu filho já demonstre interesse por gêneros específicos de livros e é uma ótima ideia que as escolhas sejam feitas em conjunto.

 

Atualmente existe uma infinidade de livros dedicados a crianças e a jovens leitores. Entrar nesse mundo de forma sadia, recebendo estímulos naturais e agradáveis é essencial para o desenvolvimento da criança.

 

E aí, qual será o livro de hoje?

 

STUDIO DA CRIANÇA

Engajados no desenvolvimento infantil das habilidades e competências por faixa etária cercado de todo cuidado e carinho e experiência.

    

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

CONTATO



×
Olá 👋
Para nos enviar uma mensagem, basta clicar no ícone do whatsapp ⬇