All for Joomla All for Webmasters

Orientação financeira é um assunto que deve ser tratado desde cedo.

Educação financeira não significa ensinar seu filho a economizar.

7 Fev · Studio da Criança

Educação Financeira também é coisa de criança!

Orientação financeira é um assunto que deve ser tratado desde cedo.

 

Muitos pais ainda acreditam que dinheiro não é assunto de criança. Que elas devem se preocupar com os estudos, e que estes, as farão adultos bem sucedidos com um bom emprego e isso basta. Educação financeira não significa ensinar seu filho a economizar, mas sim aprender corretamente o manejo do dinheiro em busca de uma vida melhor.

 

Ao ensinar uma criança a lidar com dinheiro desde pequena, quando adulta terá maiores chances de aprender a administrar o seu salário, a sua vida. Vai saber guardar, guardar pra comprar, guardar pra poupar mais.

 

Como colocar em prática no dia a dia?

 

Se você vai começar agora a dar os seus primeiros passos para ensinar seu filho sobre educação financeira, é preciso inicialmente estabelecer um diálogo com ele. Explicar porque isso é tão importante e sempre deixar claro para ele o porquê de você está tomando uma determinada decisão.

 

Vamos listar aqui algumas dicas para o dia a dia:

 

Estabelecer momentos de renúncia. Se seu filho está interessado em dois brinquedos, aconselhe ele a escolher apenas um. Ele vai aprender a analisar a necessidade dele em relação aquelas duas aquisições e a partir daí poder tomar uma decisão.

 

Explicar a relação do dinheiro e do tempo. Se seu filho tem muito interesse em ganhar um brinquedo de R$100, por exemplo, estimule ele a ir juntando o dinheiro aos poucos. Faça um “cofrinho” e incentive-o a guardar ali todo dinheiro ganho afim de alcançar o valor estipulado. Só então ele irá poder adquirir o brinquedo.

 

-Apresentar a sua realidade em relação a realidade do outro. É fundamental apresentar a sua realidade para o seu filho, convivemos com pessoas de várias classes sociais e com poderes aquisitivos diferentes, mostre a ele que esse é um dos fatores da cidadania, conviver com as diferenças e saber respeitá-las.

 

Também é correto frisar sobre a importância de não pagar por bom comportamento. Se comportar, estudar e ter respeito ao próximo é uma obrigação, renumerar o filho por situações como essa pode condicioná-lo a atitudes negativas futuras.

 

Os pais tem necessidades básicas na vida da criança, as atividades para educação financeira devem ser voltadas para abastecer desejos materiais não-básicos dos filhos, por isso o nome “Educação” é um espaço onde ele deve aprender, errar e tentar novamente.

Categorias: Educacional, Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

STUDIO DA CRIANÇA

Engajados no desenvolvimento infantil das habilidades e competências por faixa etária cercado de todo cuidado e carinho e experiência.

    

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

CONTATO



×
Olá 👋
Para nos enviar uma mensagem, basta clicar no ícone do whatsapp ⬇