A partir dos 2 anos de idade a criança já pode começar a fazer aulas de judô. Esse esporte tem um impacto muito positivo sobre seu desenvolvimento e ajuda a formar um cidadão que conhece os valores, respeita as regras, têm disciplina, noção de autoridade, integridade e respeito.
O judô pode reforça a disciplina aprendida em casa e na escola, e permite à criança colocar em prática os valores passados pela família, mas não é somente isso.
O judô é uma forma de as crianças exercitarem o corpo, a mente e a convivência com outras pessoas. Existe a troca de faixas, que acontece apenas quando o aluno já conseguiu obter resultados para sua graduação.
Isso gera respeito entre os colegas e também faz com que a criança tenha metas a alcançar, que dependem apenas dela para isso.
Ao mesmo tempo, a criança precisa aprender a controlar suas emoções e impulsividade, deve seguir as regras do esporte para não machucar o outro e não se machucar. Isso exercita seu autocontrole.
Ela vai lidar com vitórias e derrotas, terá que superar frustrações ao mesmo tempo em que exercita a humildade, pois sabe que nem sempre poderá vencer. Mas ela desejará a vitória e se esforçará para conseguir alcançar esse objetivo.